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Prospectar é realizar sondagens para então determinar quem são os leads e qualifica-los, com isso a venda se torna muito mais assertiva.
A prospecção é um passo muito importante no processo de vendas e negociações, além de diminuir custos, é a partir dela que o lead vai conhecer a sua empresa, seu produto ou serviço, e identificar os benefícios.
O primeiro contato será para entender as necessidades, preferências e interesses, e isso é essencial neste momento, a fim de conhecer o prospect e identificar qual o melhor momento de compra.
Existem 4 tipos de prospecção, vamos conferir?
Neste modelo a prospecção não é ativa, ou seja, não é a empresa que vai atrás do lead, e sim o lead que vem até a empresa.
Isso acontece quando ele está procurando por algo que precisa, seja tirar alguma dúvida ou ter algum tipo de informação, e através de alguma imagem, artigo ou conteúdo a sua empresa oferece isso ao lead.
É importante entender e qualificar o lead antes de passar para o departamento de vendas, assim reduzirá o tempo de negociação.
Já a prospecção outbound é ativa, é quando a empresa vai atrás do lead, através de ligações, mensagens, e-mail ou uma visita presencial.
Nesse tipo de prospecção o lead não está esperando o seu contato, e também é indicado para vendas mais complexas.
As indicações de clientes são o famoso boca a boca, neste tipo de prospecção as empresas que possuem uma cartela de clientes satisfeitos podem realizar programas de indicação para aumentar as vendas.
É importante saber quem são seus clientes promotores, isso fará com que a indicação seja verdadeira e que de fato resulte em vendas, e não somente para ganhar prêmios e bonificações. Agregar valor ao cliente e possuir alguns diferenciais, são necessários também para ter um retorno lucrativo.
A prospecção por canais ou parceiros é feita através de parcerias, quando uma empresa ou um profissional autônomo vende o seu produto e ganha um comissionamento por isso.
A prospecção por parceiros é essencial quando não existem possibilidades de aumentar o setor comercial, e ela também é muito útil para oferecer um alcance maior e oferecer mais recursos.
É momento de prospectar, sua empresa está pronta para isso?