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Porque saber o que o cliente pensa é fundamental neste momento?

06/05/2020 às 14:55:43

Durante uma crise é necessário se adaptar as mudanças para manter seu negócio ativo e gerando lucros, e para isso existem diversas formas de se adaptar as mudanças. Mas você já parou para pensar que o principal nisso tudo, são os clientes?

Quando um cliente está satisfeito com um serviço ou produto, é comum que ele divulgue e indique para 3 pessoas, mas quando ele está insatisfeito é comprovado que ele vai espalhar para 10 ou mais pessoas. Imagine, no meio de uma crise onde você precisa ter retorno, um cliente insatisfeito atinge outros possíveis clientes e suas vendas não acontecem. Esse é um cenário ruim, mas possível de acontecer.

Por isso, conhecer e entender o seu cliente, o que ele acha da sua empresa, do serviço que você oferta, do atendimento que ele recebe e sobre diversos outros pontos é tão importante.

Com a Internet, o contato com os clientes aumentou, devido aos novos pontos de relacionamento, como as redes sociais, blog, YouTube, site e outros. O mercado está em constante mudanças, e a necessidade de se adaptar cada vez mais rápida, assim como o comportamento dos clientes muda a todo momento.

Mas, diante de um mundo cada vez mais online, a interação mais próxima com o cliente pode representar uma grande vantagem competitiva. E quanto mais você conhece o seu cliente, mais fácil fica de acertar suas necessidades e entender suas dores. E a partir disso direcionar o seu serviço ou produtos de forma assertiva e eficiente.

Quando você sabe o que um cliente satisfeito pensa sobre seu negócio, é mais fácil fortalecer esse ponto, e quando você identifica o problema que um cliente insatisfeito vê sobre sua empresa, facilita na hora de buscar melhorias e soluções para resolver esse ponto fraco.

Mas não só isso, quando o cliente percebe que a opinião dele é importante para você, isso o aproximará ainda mais, podendo torna-lo um cliente fiel e promotor da sua marca. E clientes promotores gastam até 5 vezes mais que clientes passivos.

Ficou com alguma dúvida? Não hesite em perguntar, estamos à disposição.

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