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Conquistar novos clientes ou recuperar clientes antigos, o que é mais barato?

05/06/2020 às 10:36:14

No último post nós te mostramos que é possível recuperar clientes inativos, talvez dê um pouco de trabalho, mas é possível sim. Mas aí surge uma dúvida, o que é mais barato conquistar novos clientes ou resgatar os antigos?

Bom, estudos mostram que resgatar um cliente é de 3 a 5 vezes mais barato do que conquistar um novo cliente. Mas, algumas empresas não levam como prática recuperar esses clientes inativos, pois não sabem como isso pode apresentar excelentes resultados, tanto pelo resgate dos clientes, quanto pelo custo para realizar.

Primeiro, gostaria de te apresentar alguns gastos para captar novos clientes, como o tempo que leva até que um cliente finalize um pedido na sua empresa. O planejamento deve ser bem feito, e isso requer um bom investimento, tanto nos processos quanto em materiais.

É preciso também investir em campanhas, em treinamentos e em capacitações para a equipe de vendas, pré-vendas e marketing, e tudo isso se entende por um longo periodo. 

Porém, quando cliente já passou por todo esse caminho e, portanto, conhece a empresa, o processo se torna mais fácil, claro que se ele conhece e não é cliente é porque algo deu errado no caminho, mas proque não tentar novamente? 

Claro que perder um cliente não é o que queremos, mas falhas acontecem em todos os lugares, e o principal é, escutar o cliente, demonstrar consciência do erro, aprender com ele e mudar para continuar crescendo.

Com isto o cliente sentirá que sua empresa está verdadeiramente preocupada com ele, que se importa com suas opiniões, e está disposta a entende-lo para atender melhor. E aí ele passará de um ex-cliente, para um cliente promotor, que consumirá mais e ainda indicará a empresa para outros consumidores.

E porque não mostrar isso para aquele cliente que você perdeu há um tempo atrás? Afinal, todos merecem uma segunda chance, não é mesmo?!

E agora que você já sabe que recuperar um cliente inativo é mais vantajoso do que conquistar um novo cliente, porque não tenta adotar prática de recuperar clientes inativos na sua empresa?

No nosso post Clientes Inativos: saiba como recuperá-los, nós damos algumas dicas de como fazer isso, mas o principal de tudo, é entender o motivo da desistência, acesse para conferir o post completo.

Após entender o porquê, fica mais fácil trabalhar em cima desse cliente, resolvendo o seu problema e oferecendo novas oportunidades.

Ao realizar uma pesquisa com sua base de clientes inativos, você poderá identificar novas chances de retomar contato e o que fazer para que dessa vez os negócios prosperem.

Quer saber mais? Entre em contato, nós podemos te auxiliar.

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